4 de outubro de 2015

[Lidos em 2015] O Leão, A Feiticeira e O Guarda-roupa


Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como 'As crônicas de Nárnia'.
Nos últimos cinquenta anos, 'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica.
Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração da artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, 'As crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades. (As Crônicas de Nárnia – Volume Único)

'Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado', sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Susana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu. (O leão, a feiticeira e o guarda-roupa)

Dados do Livro

Título no Brasil: As Crônicas de Nárnia (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa)
Título Original: The Complete Chronicles of Narnia (The Lion, The Witch and the Wardrobe)
Autor: Clive Staples Lewis (C. S. Lewis)
Editora: WMF Martins Fontes
Ano de publicação: 2009
Edição:
Quantidade de páginas: 752
Categoria: Literatura Estrangeira, Fantasia, Infanto-juvenil

Personagens principais

Pedro: O mais velho dos quatro irmãos. Assume a liderança dos irmãos com responsabilidade e humildade, comanda-os quando necessário, mas também os trata com carinho e respeito. Mesmo quando não é tão corajoso, está disposto a fazer o que é certo (pois sabe que é preciso).

Susana: A segunda mais velha. Pensa de forma criteriosa, sendo muito sensata, e frequentemente propõe soluções ajuizadas. Mas, por isso, parece pouco corajosa sugerindo sempre que façam o que é mais seguro - o que poderia impedi-la de viver aventuras se não fosse impulsionada pelos irmãos.

Edmundo: O segundo mais novo. Comporta-se mal, sendo muitas vezes resmungão, mentiroso, hostil e ganancioso e tentando humilhar Lúcia. Por ter sido repreendido pelo mal comportamento, sente-se menosprezado pelos irmãos. Foi o primeiro a conhecer a Feiticeira Branca.

Lúcia: A mais nova dos irmãos. É uma menina doce, sincera e amigável. Apesar de ser a mais nova, é a mais corajosa. Destemida, sempre está disposta a aventurar-se e enfrentar o que for necessário para ajudar os outros. Foi a primeira a conhecer Nárnia.

Sr. Tumnus: A primeira criatura que Lúcia conhece ao chegar em Nárnia. É um fauno gentil que mora em uma caverna muito agradável. Conquista a pequena Lúcia, mas logo revela suas verdadeiras intenções ao tornar-se amigo dela.

Sr. Castor e Sra. Castor: Os primeiros animais falantes mencionados no livro. Um casal amigável que ajuda os irmãos em sua jornada por Nárnia e ensina um pouco do que eles precisam saber sobre o reino.

Feiticeira Branca: Uma criatura má que domina Nárnia há muito tempo. Diz-se Rainha de Nárnia e lança um encantamento que faz com que seja sempre inverno, mas nunca Natal. Com sua vara de condão faz coisas horríveis.

Aslam: O Grande Leão e o verdadeiro rei de Nárnia. É esperado há muito tempo pelos habitantes, para que, com a chegada dele e de dois Filhos de Adão e duas Filhas de Eva, cumpram-se diversas profecias. Descrito como “perigosíssimo”, porém “bom” por ser Rei.
"– Perigoso? – disse o Castor – Então não ouviu o que a Sra. Castor acabou de dizer? Quem foi que disse que ele não era perigoso? Claro que é, perigosíssimo. Mas acontece que é bom. Ele é REI, disse e repito.
– Estou louco para ver o rei – disse Pedro –, mesmo que tenha muito medo." (páginas 137-138)

Curiosidades sobre o livro

  • O autor começou a construir a história do livro (e, consequentemente, d’As Crônicas de Nárnia) a partir de fatos que vivenciou – como: ter morado em uma casa cheia de corredores longos e cômodos vazios (o que permitia que ele e o irmão imaginassem mundos fantasiosos enquanto exploravam a residência), ter morado com um professor (seu tutor) após a morte de sua mãe e ter abrigado, em sua casa, quatro crianças que foram evacuadas de Londres durante a Segunda Guerra Mundial – e a partir de uma imagem que surgiu em sua mente quando ele tinha 16 anos (a imagem de um fauno carregando um guarda-chuva e pacotes em um bosque coberto de neve);
    O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
  • Embora tenha sido o primeiro publicado, é o segundo da série em ordem cronológica;
  • A série é inspirada em temas cristãos - foi uma forma que o autor encontrou para ilustrar a obra de Jesus Cristo, representado por Aslam -, fato declarado pelo autor em uma carta que foi publicada em um livro que contém cartas de C. S. Lewis;
  • Apesar de ser inspirada em temas cristãos e transmitir valores bíblicos, a história também apresenta referências as mitologias grega e nórdica e a contos de fadas;
  • No Brasil, o livro já foi publicado por três editoras: Ediouro, ABU e Martins Fontes (atual editora);
  • A história já foi adaptada para rádio, televisão, cinema e teatro (diversas vezes);
  • A primeira adaptação, exibida em 1967 na rede ITV, foi uma série de dez episódios produzida pela ABC Television (devido à escassez de recursos da época, somente os episódios um e oito existem atualmente);
  • A segunda adaptação foi um longa-metragem animado (o primeiro feito para televisão) transmitido pela CBS em 1979, este ganhou um prêmio Emmy;
    O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
    (ABC Television, 1979)
  • Entre 1988 e 1990, os quatro primeiros livros (em ordem de publicação) foram adaptados para a forma de seriados de TV, pela BBC, que foram indicados a 14 prêmios e, posteriormente, foram editados e adaptados para DVD e VHS;
    O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (BBC, 1988)
  • Na década de 1980, a série foi adaptada pela primeira vez para o rádio, pela BBC, com o nome de "Tales of Narnia" (Contos de Nárnia) - com duração de aproximadamente 15 horas;
  • Foram produzidas outras duas adaptações para o rádio: em 1991 (por Sir Michael Hordern), versões de uma forma resumida que foram relançadas posteriormente e, entre 1999 e 2002 (pelo grupo Focus on the Family), dramatizações de rádio dos 7 livros, com aproximadamente 22 horas;
  • Em 2005, o livro (que até então era pouco conhecido em muitos países) ganhou notoriedade ao ser adaptado para o cinema de forma grandiosa, foi produzido pela Walden Media e distribuído pela Walt Disney Pictures com o título de “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (Original: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe) e fez tanto sucesso que logo garantiu a produção da sequência.
    As Crônicas de Nárnia -
    O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa
    (Livro com capa do filme)
"Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia." (p. 186)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário